95 Estações Remotas

Como empresa responsável pela distribuição de gás natural em todo o estado da BAHIA, a BAHIAGÁS possui uma vasta rede de distribuição de gás natural na região metropolitana de Salvador que atende a clientes industriais e postos de venda para veículos automotivos.

A rede de distribuição de gás natural compreende estações operacionais de controle de pressão, odorização, cromatografia e intertravamento de segurança em caso de sinistro nos gasodutos, bem como estações de medição e redução de pressão junto aos clientes finais. A BAHIAGÁS possuía apenas 02 estações monitoradas situadas a cerca de 130 km de Salvador e decidiu ampliar o seu Sistema de Controle e Telemetria para as outras 93 estações da sua rede de distribuição de gás.

A AUTOMIND executou a especificação de equipamentos, o projeto de detalhamento de instrumentação, a Engenharia de Automação e de Telecomunicações, os treinamentos de operação, configuração e manutenção, o comissionamento das estações e das Centrais de Supervisão, a partida e pré-operação de todas as 95 estações da BAHIAGÁS.

A AUTOMIND executou toda a montagem elétrica das estações da BAHIAGÁS, que envolve a instalação de placas solares, instalação de painéis de remotas, painéis de modens, painéis de baterias, lançamento de eletrodutos, cabos elétricos de sinais e de comunicação, instalação de antenas, painéis de rádios e aterramento.

O Sistema fornecido propicia acessos regulares de comunicação com intervalos de 6h para as estações com modem e de 10 minutos para as estações equipadas com rádios. É permitido para as estações o envio de dados críticos de alarme para os Centros de Controle quando estes eventos ocorrem.

Além de permitir a supervisão completa das estações da BAHIAGÁS, o Sistema de Automação se comunica com o seu Sistema Coorporativo de Medição permitindo a execução automática da cobrança dos seus clientes, tornando obsoleto o sistema de medição com entrada de dados manual.