Abastecimento de Locomotivas

A FEPASA decidiu terceirizar o fornecimento e a operação de abastecimento de suas locomotivas em todos os seus parques de abastecimento. Nesse sentido contratou a BR e a TOTALTEC para o fornecimento de combustível e serviços de abastecimento.


As instalações dos postos de abastecimento da FEPASA dispunham apenas de tanques e bombas alimentando bicos em suas instalações de abastecimento (10 no Estado de São Paulo e 1 no Estado de Minas Gerais) sem nenhum procedimento automático. As informações dos abastecimentos eram anotadas e passadas à Central em Campinas-SP, não existindo confiabilidade nos dados enviados.


Para otimização dos serviços de abastecimento e melhor controle dos gastos com a utilização do combustível, a TOTALTEC contratou a AUTOMIND para o fornecimento de um sistema de automação integrado destas operações.


A AUTOMIND desenvolveu um sistema de automação (Interface Homem-máquina local) com um sistema de Smart Cards identificando maquinista, locomotiva e frentista para dar início ao abastecimento. Através de linhas telefônicas fornecidas pela AUTOMIND, os postos de abastecimento enviam os dados de todos os carregamentos para a central em Campinas possibilitando um controle unificado dos abastecimentos, estoques, e rendimento das locomotivas. Este empreendimento incluiu o levantamento das necessidades, o projeto de detalhamento, a montagem e treinamento de operação em todos os postos de abastecimento e na central em Campinas-SP.


O Sistema de Automação foi instalado e encontra-se em operação desde maio de 1998.