Cliente

BRASKEM

Etenoduto Camaçari / Maceió

Em função da dificuldade e custos do transporte do etileno para médias e longas distâncias, foi construída uma tubovia para transportar o etileno de Camaçari até Maceió, numa distância de 480 Km, onde se situam os principais clientes deste produto. Como esta tubovia passa próximo e através de várias cidades do Nordeste, surgiu uma preocupação com a segurança da população e com a proteção ao meio ambiente, além das dificuldades inerentes à operação a longa distância. A BRASKEM contratou a AUTOMIND e a ABB para desenvolver e implantar um Sistema SCADA para supervisão e Controle da Operação do Etenoduto.

A AUTOMIND implantou um sistema de Supervisão e Controle via sinais de rádio-frequência, para a leitura de todos os valores necessários ao monitoramento completo da tubovia. Esse sistema permitiu o comando de fechamento imediato de válvulas de bloqueio visando à proteção ambiental em todos os trechos onde, eventualmente, possam ocorrer vazamentos.

A AUTOMIND realizou o gerenciamento, a configuração da interface homem-máquina e das estações remotas de teletransmissão, executou a integração do hardware e do software e os Testes de Plataforma. Realizou os treinamentos de operação, configuração e manutenção, sendo também responsável pela supervisão da instalação e do condicionamento, o acompanhamento da Pré-operação e Partida, assistência técnica e suporte após a partida.

O sistema encontra-se em operação desde o final de 1994 até o presente.