O projeto foi iniciado em outubro de 2016 e o escopo contratado da Automind contemplou o fornecimento do Autoload® com os serviços de parametrização, implantação, testes e treinamento dos módulos adquiridos.
A Pandenor, localizada no Porto de Suape, é um terminal especializado em armazenamento e movimentação de granéis líquidos com parque de tancagem atual com um volume total de 62mil m³. O terminal está investindo na construção de novos tanques para elevação de sua capacidade para 122mil m³.
Nessa primeira etapa do projeto, o terminal alcançou um aumento na produtividade em 40% na movimentação rodoviária. Dos módulos do Autoload® implementados, o de agendamento foi o que mais impactou na produtividade do terminal, uma vez que agora a Pandenor pode disponibilizar para os seus clientes um serviço de agendamento preciso, que garante uma previsibilidade de atendimento, fornecimento em tempo real da situação dos carregamentos, tais como entradas e saídas de caminhões tanques, detalhadas por quantidades, por produto e por horário. Além do ganho de produtividade trazido por uma operação automatizada, os demais módulos instalados trouxeram segurança e rastreabilidade do processo, tornando possível eliminar algumas etapas que antes eram executadas manualmente.
“A implantação do Autoload® é um projeto prioritário para a Pandenor. Como estamos ampliando nossa capacidade de armazenamento para 122mil m³, precisávamos melhorar a produtividade dos nossos ativos de movimentação rodoviária, minimizando a necessidade de investimento nesses ativos e direcionando os recursos para armazenamento”, explicou o superintendente da Pandenor, Paulo Perez Filho.
Face ao resultado obtido no projeto, foi iniciada agora em maio a segunda etapa de implantação do Autoload®. Nessa etapa, estão sendo instalados os módulos de controle de acesso e inventário. Após a instalação desses módulos, a Pandenor contará com uma versão mais completa do Autoload® para suas operações. O módulo de controle de acesso fará o controle de forma eficiente da entrada e saída de veículos operacionais e não-operacionais no terminal. O módulo de inventário fará o monitoramento das operações de movimentação de produto nos tanques, incluindo o cálculo dos volumes ambiente e corrigido através das tabelas de arqueamentos dos tanques, dos dados do sistema de telemetria de nível e dos padrões API para correção a 20°C.